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Promoção à vista e foco na equipe

Atualizado: 1 de fev. de 2022


A tão esperada promoção aconteceu. Um novo desafio pela frente, a oportunidade de usar todo o potencial, se sentindo um profissional capaz e que foi reconhecido pela empresa.


Junto com a nova cadeira, a responsabilidade de uma equipe. Alguns liderados conhecidos outros ainda, a serem desbravados.


Assim que acontecem muitos processos de promoção. Uma sensação de conquista grandiosa e também, de um tremendo desafio pela frente.


Neste momento, o holofote está em quem acaba de chegar na posição, o gestor. E o gestor deve ter a inteligência de olhar para fora. A equipe é o seu foco. Entender cada uma destas pessoas, mapeando habilidades e desafios individuais, é o que vai fazer toda a diferença para alcançar o resultado e mais do que isso, para que possa cumprir o papel com maestria.


Muitos líderes me relatam que gostariam de ser mais estratégicos e esquecem que uma das coisas mais estratégicas que um gestor pode fazer é sem dúvida, mergulhar na equipe e geri-la.


A maneira de começar o processo de aproximação da equipe pode ser simples. Um one on one com cada um dos colaboradores deveria ser obrigatório e prioridade máxima, desde o início. Quanto antes o gestor se reunir com cada um, entender expectativas, entregas e desafios individuais, mais claro vai ficando o todo.


Gosto muito de ferramentas simples para o processo de início do mapeamento no one on one. Um documento word ou até um excel, onde podem ser colocadas as informações conforme a conversa, como uma breve descrição da trajetória profissional contada pelo colaborador, skills técnicos de formação como faculdade, cursos, certificações, soft skills perceptíveis como proatividade, coragem entre outros e descrição das atividades que realiza.


Importante ter uma escuta ativa. Mais do que o que esta documentado no Rh sobre o colaborador, deve-se estar atento a como o mesmo conta a sua trajetória e anseios, para que seja o mais realista possível, em um segundo momento, a reflexão do gestor em relação ao cargo versus o que vem sendo executado, o perfil do profissional e como e onde se quer/precisa chegar.


É pertinente também aproveitar o momento de alinhamento para questionar ao colaborador quais são as dificuldades atuais que ele tem na função e atividades que realiza. Importante separar o que é apenas falta de conhecimento ou falta de habilidade técnica de outros aspectos para que sejam tomadas providencias para evolução.


Aproveitando, objetivos profissionais em relação as expectativas futuras de carreira devem também ser considerados e ponderados, mesmo que sejam retomados em uma outra conversa, com mais profundidade.


Dependendo da empresa, existe informação armazenada sobre o histórico e o desempenho de cada colaborador, que pode ser utilizada amparar o quebra cabeça de cada membro e deve swer analisado.


Somado a isso, acredito ser fundamental o feeling do gestor que acaba de chegar, no contato do dia a dia, no approach de realmente se atentar aos detalhes e as entregas para direcionar, desafiar e motivar de forma individual e profunda.


Lembre que mais importante do que preencher as informações imediatamente, é estar conectado na conversa com o colaborador. O olho no olho é fundamental e o liderado sentir que existe um interesse genuíno, é o que vai fazer diferença para que isso aconteça, o que irá refletir na química de trabalho do dia a dia.


Da parte do gestor, vale também dividir a sua história, trajetória profissional, expectativas em relação ao colaborador, a importância da função que o colaborador esta e como a mesma se integra ao negócio e a estratégia da empresa. Uma comunicação assertiva e clara é a melhor maneira de construir relações profissionais fortes e com a equipe, é a chave para construir times consistentes e motivados.


Traçar este entendimento individual sobre cada integrante da equipe e plano de desenvolvimento individuais desde o marco zero ao assumir uma nova posição, irá trazer a tona a capacidade de cada um dos integrantes e os melhores resultados possíveis para a área. Este mapeamento vai gerar insights e informações valiosas para a estruturação do trabalho e condução da área.


Uma maneira simples e efetiva de dar os primeiros passos em relação a equipe e ao cargo, de forma certeira.


Vale lembrar que a promoção é só o primeiro passo da jornada do gestor com a equipe.




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