Procuram-se candidatos interessantes
- Paulo Kendzerski
- 23 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2021
Por Carolina Russomanno

Qualquer entrevista em processos de seleção para uma vaga de emprego, sempre tem lá a sua complexidade.
São muitas variáveis a serem levadas em consideração para se obter uma boa performance e ter aquela sensação de satisfação que se colocou o melhor na mesa.
Conseguir ter um bom desempenho em uma entrevista ainda é um questão para muitos profissionais, mesmo aqueles em cargos de liderança.
Os que se dizem experts em entrevista na internet, catequisam com o passo a passo para uma boa entrevista, cheios de formulas mágicas e verdades absolutas. Claro que existe certa etiqueta e muito treino para se sair bem mas, ao me ver, a chave esta em algo que pode parecer simples, porém, é poderoso.
Ser interessante!
Tenho visto em muitas #entrevistas pessoas que não se mostram #interessantes! Não porque elas não sejam mas, tem dificuldade em transmitir isso.
Deveria ser pré-requisito mínimo: ao sentar na frente de alguém para ser entrevistado, ser interessante!
Para não deixar este conceito amplo ou abstrato, o que eu quero dizer com interessante não é nada extraordinário. Já vi gente sem tanta formação e sem ter vivido grandes aventuras na vida deixarem o #entrevistador vidrado, pelo nível de #energia e #credibilidade que transmitiam. Eram como imãs, simpáticas e ao mesmo tempo donas de si e acabavam trazendo os pontos relevantes de suas carreiras de forma tão bem colocada e com tanto #entusiasmo, que as #conexões entre as #experiências profissionais faziam com que o INTERESSANTE estivesse ali.
A verdade é que para ser interessante, é preciso se achar interessante.
Só assim é possível transmitir coisas que possam ser “tarefas comuns” de determinada função ou transformar acontecimentos corriqueiros em algo grandioso quando contado sob uma ótica #positiva e de um ponto vista ampliado.
O #candidato que tem interesse genuíno em uma #vaga ou #empresa, tem a obrigação de trazer para uma entrevista o melhor de si, através de um discurso claro e objetivo, contando os acontecimentos de forma bem organizada e com uma perspectiva um pouco "mágica" das posições que ocupou e o que fez, expondo com interesse as #entregas e acontecimentos no meio do caminho.
Com certeza, se informar sobre a empresa, estar vestindo uma roupa adequada e ser simpático e aberto ao se apresentar são questões fundamentais do pacote para uma boa entrevista, mas convenhamos....
Ser interessante é o que faz toda a diferença em um mundo onde existe muito treinamento pasteurizado para se fazer uma boa entrevista e tanta gente igual.
Quem tem uma vida cheia de atividades que motivam a sair da cama, com #propósito e #paixão tem mais do que meio caminho andado para ser interessante, porque o #discurso do dia a dia esta naturalmente impregnado com isso, o olho brilha e toda essa vitalidade é hipnotizante.
Pode acreditar, é o interessante que realmente vai fazer diferença!
Comments