O poder da influência
- Paulo Kendzerski
- 27 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2019
Por Carolina Russomanno

#Influência é um assunto em voga neste momento onde tantas pessoas disputam o posto de influencers nas redes sociais, palco para quem quiser esmiuçar os detalhes da vida perfeita a uma legião de seguidores, compartilhando os flashes do lifestyle de dar inveja ou stories cheios de frases motivacionais. Mas será que este é mesmo o sinônimo puro do que é ser alguém que tem influência?
Pensando no campo profissional, claro que o poder de influência é algo fundamental, inclusive, um dos alicerces para uma #carreira bem desenvolvida. Tem uma frase que me fez pensar sobre isso e o quanto este #skill é poderoso. Transcrevendo para o português as palavras de Carl Sagan, tido como um dos maiores e mais famosos astrônomos do século 20:
"Nós não somos o que falamos que somos, nós não somos o que queremos ser. Nós somos a soma da influência e do impacto que temos na nossa vida e na vida das outras pessoas"
O fato é que #impacto bem direcionado gera influência. Daí que eu chamo a atenção para a importância do que fazemos com nós mesmos todos os dias e como isso reverbera no mundo e que tipo de impacto estamos gerando nos outros.
Se quem tem influência é alguém que exerce efeito sobre outras pessoas, quando se é influente, é natural que se consiga fazer com que os outros façam esforços na #direção de um #objetivo e esta #habilidade para um profissional, vale ouro. Quem desenvolve esta #competência vai construindo uma #liderança em torno de uma legião de pessoas que vêem com bons olhos as suas ideias e faz com que estejam dispostos a participar e seguir os seus projetos e realizações por ser considerado alguém inspirador e com uma #reputação admirável - e boa reputação para alguém que quer ter influência é tudo! A consequência é tornar-se um profissional #referência e passar a ser um ponto de consulta para tomada de decisões ou direcionamento de ações, tendo como base sua perspectiva e conhecimento, já que as pessoas valorizam o que pensa e como realiza.
Adicione a isso uma pitada de saber pedir ajuda e exercitar constantemente a troca com o outro. Uma das coisas que mais atrapalha as pessoas em relação a desenvolver e ganhar influência na vida profissional é simplesmente não pedir ajuda ou não fazer com que os outros se sintam importantes ou considerados nos processos ou no andamento das coisas.
Subestimamos a vontade e a disposição das pessoas, sejam eles nossos pares, gestores ou parceiros, em se comprometer e ajudar e esquecemos da importância de estimar, em pequenos detalhes, aqueles que fazem parte do dia a dia de trabalho. Existe algo dentro de cada ser humano que tem a ver com gostar de contribuir e em pertencer, porque nos faz sentir úteis e importantes. Este é um dos tesouros das pessoas que tem grande poder de influência: elas perguntam e pedem ajuda, tecem pequenos elogios ou fazem gestos de consideração diários aos outros, criando uma atração espontânea e uma conexão profunda com os que a cercam, por terem a exata noção e dimensão do que isto significa.
Os grandes influenciadores talvez não sejam exatamente estes que estão expostos o tempo inteiro nas redes e diria que nem aqueles que falam pelos cotovelos e fazem milhares de vídeos sem ao menos ter #consciência real do que querem transmitir.
Na minha visão, a influência transborda daquelas pessoas que sabem realmente a importância do seu papel, que desafiam os outros de alguma maneira, que elevam os padrões, que tem reputação e #carisma porque conseguem ver ao outro e considera-lo e acabam com tudo isso gerando um ciclo virtuoso, que inspira e faz com que se propague naturalmente, de forma contagiante, o seu poder de influencia por onde quer que passem.
Comments