Não se aposente do seu Ikigai
- Paulo Kendzerski
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2021
Por Carolina Russomanno

Vida profissional e vida pessoal estão profundamente interligadas e se afetam mutuamente. Não existe mais como negar isso. Pesquisas vem mostrando que para uma vida profissional #saudável e também uma vida longeva e bem vivida, o propósito é uma das bases para que isso aconteça.
Estudando um pouco sobre o tema, descobri que é no Japão que existe a população mais longeva do mundo, localizada em uma ilha chamada Okinawa. O maior índice do planeta de pessoas com mais de cem anos por cem mil habitantes é de lá, o que chamou muito a atenção da medicina e claro, a minha.
O que afinal existe de tão diferente na maneira como vivem as pessoas desta ilha?
Além de uma alimentação saudável, de valorizarem extremamente o senso de comunidade, da importância de se manterem ativos e em movimento constante todos os dias, tudo indica que o grande segredo esta no #Ikigai.
IKIGAI se escreve 生き甲斐 onde 生き significa "vida" e 甲斐 significa "valer a pena".
A vida que vale a pena segundo a tradição japonesa, esta enraizada em um Ikigai individual, que é diferente para cada indivíduo e a razão pelo qual nos levantamos todas as manhãs. Uma filosofia que busca através do #autoconhecimento, atribuir um propósito e importância para a vida.
Eles acreditam que quando existe o autoconhecimento e se entra em contato com o próprio propósito, a vida fica cheia de #significado, existe uma sensação de bem estar e #felicidade e as pessoas se mantém ativas. Como consequência, se sentem vivas e cheias de #energia, passam pelas coisas de forma mais positiva, a saúde fica mais forte e tudo o que é realizado reforça essa bola de neve do bem.
E é exatamente assim que os centenários vivem na ilha.
No livro, os estudiosos descrevem que eles dizem saber qual é seu Ikigai e isso faz com que se sintam dispostos e alinhados com o seu propósito todos os dias, fazendo atividades que contribuam de forma geral para a Ilha ser um lugar cada vez melhor. Isso, gera vontade de viver mais e bem diariamente, mesmo os que já ultrapassaram os seus 100 anos!
Interessante notar que para os japoneses, propósito é algo tão profundo que na cultura, não existe uma palavra que signifique "aposentar-se". Eles nunca se aposentam porque a contribuição do que cada pessoa pode ter na sociedade e o seu papel na vida vai muito além de pertencer ou trabalhar a uma organização ou estar fixo a uma atividade profissional que se possa desempenhar em determinado momento da vida.
Para eles, ninguém se aposenta do seu Ikigai. E assim, o propósito naturalmente ganha forma e terreno fértil para existir.
De forma simples, a minha conclusão é que, não é redundância dizer que o propósito é algo #intransferível, porque esta enraizado dentro de cada um de forma #individual e nos #pertence de forma #legítima.
O Ikigai não é necessariamente algo grandioso mas sim, o que nos faz feliz, nos energiza e nos enche de motivação e vivacidade para viver uma vida que valha a pena.
Os centenários que nos digam! ;)
Comments