google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Para ser líder é preciso ter recheio

Atualizado: 27 de jul. de 2021

Por Carolina Russomanno

ree

Se tem um tema que parece inesgotável nas empresas é sobre liderança. São milhares de cursos e treinamentos para formação dos melhores líderes, os mais inspiradores e os mais preparados para liderar (redundância importante).


Em um contexto geral, são muitas as fontes de informação e formação disponíveis e a palavra liderança esta praticamente em todos os lugares. Os livros ensinam o passo-a-passo para ser um bom líder, algo quase como um plug and play. Nas empresas, os workshops de liderança mapeiam os gestores, enumeram as competências desejadas que devem ser desenvolvidas. Os grandes gurus dão show via redes sociais para plateias ávidas por entender os segredos de liderar.


As vezes me pergunto se estamos tentando fazer uma fórmula mágica para criação de líderes em massa e com isso, se a palavra liderança vem perdendo o seu valor tão importante. Basta notar que o cenário atual do Brasil é de escassez de líderes – nas empresas, na política, nos esportes – mesmo com todo o domínio em relação ao tema que acreditamos ter.


Claro que líderes podem ser desenvolvidos e existem inúmeras ferramentas de autoconhecimento que ajudam a ampliar a perspectiva sobre si mesmo, para aprofundar as características de liderança. Não tenho dúvidas quanto a isso. O que me preocupa são as tais fórmulas mágicas, onde quase que instantaneamente, queremos criar líderes do dia para noite. Como eu diria, título de líder e sem recheio de liderança.


A liderança é um exercício contínuo, que requer tempo, dedicação e muito mais que isso!


É um estado contínuo. Aqueles que consideramos verdadeiros líderes, que reconhecemos e admiramos, são pessoas que tem algo a mais e tem muito recheio. Se olharmos de perto as suas vidas, todos tem algo em comum. São ações que fazem parte de um exercício diário, envolvendo disciplina e consistência. Aquele esforço a mais que custa? Eles fazem na maior parte das vezes.


Algo não tão simples de se praticar e que nem todo mundo esta disposto a fazer. Aquele algo a mais, praticado religiosamente, todos os dias.


As pessoas mais inspiradoras vivem o exemplo de liderar de forma concreta e aplicada as suas próprias vidas todos os dias. A liderança de si mesmo e o esforço do que ninguém mais faz, tornam qualquer um líder, naturalmente; com tanto que se esteja disposto a isso.


Essa é a base da liderança. A partir daí, todo o conhecimento disponível e ferramentas existentes trazem força e expandem o potencial de cada um. Mas, só depois.


Repito: antes do título de líder é preciso ter recheio.


liderança

1.função, posição, caráter de líder.2.espírito de chefia; autoridade, ascendência.

Na Etimologia, a origem da palavra LIDERANÇA (li.de.ran.ça, ou qualidade de líder), vem da palavra LÍDER, que é de origem celta e tem como significado “o que vai na frente”. Do Latim AUCTORITAS, “ordem, opinião, influência”. Do Inglês LEADER, “guia, chefe”, do Germânico LAITHJAN, “chefiar”. Daí vieram nossas palavras “liderar” e líder”.

 
 
 

Comentários


bottom of page
google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0