google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Liderança é o clima da organização

Atualizado: 14 de mai. de 2021



Sempre acho interessante quando as empresas nos chamam para conversar porque estão sentindo que algo não vai bem. Existe uma dor inerente, mas, não sabem exatamente identificar da onde vem. O sintoma que relatam é que não conseguem reter os talentos, notam que muitos colaboradores estão desmotivados e consequentemente, com baixo engajamento.


As empresas têm razão no que sentem e a confirmação vem do outro lado.


Cansei de atender profissionais que nos procuram, com trajetórias bastante consistentes e excelente performance e que, mesmo empregados, querem mudar de empresa.


Na maior parte das vezes, se sentem desencaixados na organização, afirmam que o ambiente de trabalho tem um clima pesado e muitas vezes, tóxico e falta reconhecimento em relação a sua contribuição porque a liderança não deixa claro o que é preciso ser feito.


Me lembro de estar muitas vezes sentada na sala de reunião dentro das empresas e pedir para que os executivos aprofundassem com mais detalhes o cenário que não vai bem e ouvir comentários que quase me fizeram cair da cadeira, relacionados a padrões de comportamento que são negativos mas, praticados de forma comum, como feedbacks para colaboradores feitos de maneira desproporcional ou até mesmo, agressividade na comunicação entre gestor e subordinado.


O fato é que muitas vezes, a liderança mesmo sem perceber, pode estar reforçando comportamentos que causam impacto negativo nos colaboradores ou se comunicando de forma pouco assertiva, gerando ruído e consequências profundas no clima da organização. Falta de motivação, engajamento ou um ambiente de trabalho tóxico são sintomas aparentes disso.


Gostaria de trazer a luz uma palavrinha que citei acima, o CLIMA.


O clima de uma empresa está diretamente ligado ao estilo de liderança que existe dentro de cada organização que é, seguramente, o que tem maior impacto e de forma totalmente direta sobre o clima organizacional - não é redundância, é realidade.


Este estado emocional da empresa é um termômetro de satisfação dos colaboradores que estão imersos à aquela cultura, onde são incentivados determinados tipos de comportamento e competências.


O que é um bom clima organizacional? Podemos começar descrevendo como um ambiente saudável, onde as pessoas se sentem motivadas a trabalhar, respeitadas, existe escuta e troca, além de uma preocupação com o crescimento e desenvolvimento profissional. Se formos descrever o clima de uma empresa em comparação a outra, vamos notar que cada organização tem as suas nuances.


Para entender melhor o impacto da liderança em relação ao clima, descobriu-se através de estudos 6 estilos de liderança presentes nas organizações:

  1. Autoritário

  2. Coaching

  3. Afiliativo

  4. Democrático

  5. Marcador de ritmo

  6. Coercivo

Foi comprovado que, dependendo de qual predominância de estilo tiver o líder ou a liderança de uma organização, os fatores do clima que estão diretamente relacionados ao ambiente de trabalho serão influenciados de forma diferente, já que cada tipo de líder apresenta comportamentos, habilidades, competências e faltas distintas. Acabam agindo e reagindo de acordo com o seu drive principal.


No fim das contas, assim será dado o tom e a composição do clima de uma organização e é por isso que ele tem variações dependendo da empresa, tudo parte da liderança que é o grande exemplo que servirá de espelho para todos.


O líder ou as pessoas em posição de liderança são o clima da organização literalmente, não tem como separar e a meu ver, a dor deve começar a ser tratada a partir daí.


Para que se possa manter um clima saudável, vale a análise de que tipo de liderança existe na empresa, quanto alinhada ela está a cultura organizacional que se deseja ter e que impacto esta liderança está causando no ambiente.


Juntamente, é necessário o entendimento das camadas abaixo, de como os colaboradores se sentem neste ambiente, que necessidades tem que não estão sendo ouvidas, motivações que deveriam ser levadas em consideração, quais os ruídos na comunicação entre outros fatores, que não podem passar batido para que se possa colocar ordem na casa. Uma das ferramentas que podem ser usadas para isso é a pesquisa de clima, que deve ser analisada juntamente com outras informações, muito mais abrangentes, sobre todo o cenário.


Não acho que esta é a única forma de solucionar o problema para a questão que trouxe sobre a dor das empresas em relação a retenção de talentos, falta de motivação e engajamento dos colaboradores, mas, tenho certeza, que é uma das grandes chaves para reverter este cenário, é a liderança.

 
 
 

Comments


bottom of page
google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0