Desequilíbrios perfeitos da carreira
- Paulo Kendzerski
- 16 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021
Por Carolina Russomanno

Outro dia em uma aula de slakeline – não sei se vocês estão familiarizados com o esporte, mas é uma fita que fica suspensa e você deve atravessar de um lado para o outro se equilibrando sobre ela – o professor soltou uma frase que me marcou.
Ele disse “Se você tentar caminhar em uma linha reta perfeita, não vai conseguir manter-se em cima da fita. O grande segredo é perceber que o #equilíbrio para estar em cima vem de pequenos desequilíbrios”.
Esta frase não veio de qualquer pessoa mas sim, de um professor que é campeão brasileiro em cruzar grandes distâncias em cima de abismos, tendo como cenário climas desafiadores. Ao longo da sua experiência de superação e força de vontade para conseguir vencer estes desafios, ele leva consigo este aprendizado.
Para se equilibrar, é preciso aproveitar os pequenos desequilíbrios ao longo do caminho e aprender com eles, entendendo o limite que o corpo pode ir para cada um dos lados, sem cair, com foco no #objetivo que é chegar no final da fita.
No slakeline, assim como na vida profissional, fica claro o quanto somos sugestionáveis a muitas vezes acharmos que algo é impossível porque nos deixa instáveis e na verdade, a habilidade esta em aproveitar o balanço para conseguir cruzar o caminho!
Temos a ilusão que a carreira deve acontecer de forma linear e acabamos interiorizando que isto significa equilíbrio. O movimento sempre constante não existe portanto, imaginar que isto se aplica as nossas vidas, não faz sentido. A verdade reside exatamente no oposto.
Quando estamos no controle e pilotando as nossas ações, o caminho oscila, aparecem momentos que dá a impressão que vamos cair da fita e daí percebemos que temos mais elasticidade e #capacidade de #superação do que imaginávamos.
O equilíbrio vem da resiliência em voltar ao centro do que somos e naturalmente, ao nosso eixo.
Incrível perceber que um esporte aparentemente tão simples quanto caminhar em uma fita, possa ter uma analogia tão profunda com a vida e os momentos da mudanças da carreira.
O grande lance então é caminhar e ao longo da travessia acolher os desequilíbrios perfeitos, para chegar do outro lado e ir traçando uma carreira profissional que dê orgulho e te alimente, com #motivação, para seguir em frente.
Commenti