Ancore a sua confiança
- Paulo Kendzerski
- 8 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2021
Por Carolina Russomanno

Algo tem chamado a minha atenção ultimamente nas #mentorias e #coachings que tenho feito. Existe um problema latente e bastante profundo em muitos profissionais que é a falta de #confiança em si mesmo, muitas vezes, por estarem o tempo todo se comparando com o que estão vendo nas redes sociais em relação a vida das outras pessoas.
Existe um cuidado que precisa ser tomado. Esta ultra - exposição que estamos vivendo nas redes, onde é postado o life style perfeito ou trazido a luz do Linkedin apenas os grandes feitos das #carreiras, esta gerando uma distorção sem tamanho, principalmente porque a comparação se dá a partir da trajetória e realizações do outro.
O parâmetro para medir as conquistas profissionais deve estar dentro de cada um, levando em consideração o caminho profissional que esta sendo traçado, as escolhas e renúncias da trajetória, competências desenvolvidas, entre outras coisas, sem perder a visão do todo que é onde se quer chegar e quanto esforço esta sendo feito para alcançar o objetivo. Tudo isso, partindo de nós mesmos anos atrás em relação ao agora.
Uma perspectiva muito mais real e importante do que apenas se comparar aos flashes da vida de sucesso que estão sendo expostas nas redes.
Como cita Martin Seligman, um dos papas da psicologia Positiva – área da psicologia que estuda os fundamentos da felicidade e do bem-estar, sustentado pelo desenvolvimento das virtudes humanas e comportamentos positivos – as virtudes como a confiança e a coragem são as grandes responsáveis por uma vida satisfatória e feliz, nos ajudando a ter estabilidade emocional e portanto, uma vida mais produtiva e relevante para nós mesmos e consequentemente, para a sociedade.
Peça fundamental para passarmos do estágio da adolescência para a vida adulta, a #confiança é uma das virtudes mais importantes que precisamos #desenvolver para uma vida emocional saudável e ela tem como base a certeza de que o que esta acontecendo no agora é o melhor que poderia estar acontecendo e ponto.
A palavra é desenvolver, já que hoje se sabe que a confiança pode e deve ser trabalhada diariamente para que seja fortalecida e mantenha-se em um nível satisfatório ao longo da vida.
É preciso manter o pensamento ancorado na certeza que a situação que esta sendo passada é a melhor que poderia ser e que as coisas encontrarão o seu lugar. A comparação com a vida do outro passa então a não fazer sentido já que cada um tem que viver o que tiver que viver, os caminhos não são comparáveis e assim, traçando o seu próprio caminho. não existe porque se comparar.
Treinar a confiança e mantê-la em uma base sólida é deixar a frustração no seu devido lugar, já que o que existe é uma certeza em relação a própria vida e as suas consequências e não a falta de #responsabilidade sobre ela.
Um indivíduo que tem confiança, gera um impacto direto e positivo em relação a sua contribuição e resultados para uma família mais unida, um maior desempenho em seu trabalho e seu envolvimento para uma sociedade melhor.
Fica aqui a minha deixa.
Temos a #oportunidade de aproveitar este conhecimento para nos apropriarmos e deixarmos o parâmetro dentro de nós mesmos, do que é um profissional competente e de sucesso, e não no outro.
A melhor maneira de nos superarmos é a comparação do que somos hoje como profissional e qual o plano de ação para superar a mim mesmo no futuro.
Parece óbvio mas, por si só, já é um baita exercício de confiança!
Comments