Aceite primeiro a si mesmo
- Paulo Kendzerski
- 14 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2021
Por Carolina Russomanno

Tenho sido questionada por profissionais em como eles devem agir e se comportar para realmente serem aceitos no ambiente de trabalho pelo gestor, colegas e equipe. Muitos se sentem “fora” ou desencaixados do todo. Tirando aqueles casos em que o profissional realmente não se adapta a cultura e aos valores de uma determinada organização, para todos os outros casos, a resposta para mim esta na autenticidade.
Para trazer concretude a palavra, o que eu quero dizer com autenticidade tem muito mais a ver com estar à vontade na sua própria pele do que com qualquer outra coisa!
Mas calma, não confunda autenticidade com sincericídio. Certamente, as pessoas querem que o outro seja verdadeiro mas, o sincericídio não é sinônimo disso. Também não confunda autenticidade com o pensamento “eu sou assim mesmo e os outros tem que me aceitar!”. O fato de sermos como somos não é pressuposto para que as pessoas nos engulam guela abaixo, principalmente em se tratando de ambiente de trabalho.
Se sentir inadequado é um caminho sem volta. Quando um profissional se sente assim, a produtividade cai, o medo de se expor vira recorrente, ele passa a sentir como se não pertencesse e concluí de forma errônea que não é bom o suficiente. E é aí, que ele vai ficando realmente inadequado.
Aceite primeiro a si mesmo. Parece bobo? Se receba de braços abertos, aquela tal da aceitação incondicional mas, nem por isso, deixando de enxergar os seus pontos a desenvolver e ter consciência que sim, muitas vezes você vai precisar se adequar em termos de postura e comportamento de acordo com o ambiente ou situação no trabalho que esteja vivenciando. Mesmo assim, mantendo-se ancorado e conectado com a sua essência.
Então, para os muitos profissionais que se sentem sem saber como se portar ou agir no trabalho, antes de mais nada, esteja alinhado e conectado consigo mesmo.
Quando se esta diante de uma pessoa que tem autoconhecimento, ela tem a capacidade de se adaptar, de lidar com os acontecimentos com equilíbrio e bom senso, se mantendo aberta e genuína.
Esta é a base indiscutível para qualquer um se sentir integrado no trabalho, conseguindo criar proximidade e ser bem quisto, consequência desse alinhamento pessoal.
Isso só é possível quando se aceita a si mesmo.
Comments