A oportunidade é uma deusa veloz
- Paulo Kendzerski
- 26 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2021
Por Carolina Russomanno

Muitos profissionais tem nos abordado na Ponte com um discurso bastante negativo.
São profissionais bem qualificados mas, que estão fora do mercado e parece que junto com esta situação, estão também fora de si mesmos.
É compreensível em momentos de grande complexidade, se sentir com menos energia e até mesmo mais para baixo alguns dias. Mas, é preciso tomar um cuidado muito grande para que isto não engesse ou sabote o processo de #transição #profissional.
A percepção que qualquer ponto de contato com outro ser humano, não importa se pelas redes sociais, pelo telefone ou pessoalmente, faz parte da #imagem que esta sendo construída e transmitida sobre você, é fundamental.
O famoso #marketing #pessoal feito de forma adequada ainda é imprescindível e tem um peso muito grande para ajudar no processo de transição. Ter #consciência em relação a isso, faz toda a diferença.
O que se transmite, é o que fica!
Tenho ouvido reclamações de profissionais que se sentem frustrados porque não vão adiante nos processos de seleção de emprego ou que fizeram contato com alguém que não atendeu mais o telefone ou ainda, que postaram algo na sua rede social que teve uma repercussão negativa tremenda. Salvo as vezes que a entrevista não deu certo por alguma infelicidade ou que a pessoa que não atendeu o telefone esta realmente sobrecarregada no trabalho ou um post feito de forma ingênua ou mal interpretado pelos outros, é preciso muito cuidado com o que você transmitindo.
Adorei quando descobri que na mitologia grega a #oportunidade é uma deusa chamada Kairós, de beleza exuberante - para chamar a atenção dos humanos - muito veloz e careca mas, tem um rabo de cavalo na testa exatamente porque, como ela passa de forma muito rápida, só consegue agarrá-la quem a puxar pelo rabo de cavalo na hora certa. Caso contrário, quando se deixa passar, não é mais possível segurá-la.
A analogia é perfeita porque é exatamente assim que são as oportunidades na vida profissional para conquistar um #entrevistador, causar um bom impacto no contato com alguém, postar algo realmente relevante na rede que comunique os seus valores ou conhecimento de forma positiva e estas chances, são únicas e não podem ser desperdiçadas.
Tudo o que você estiver comunicando e construindo diariamente sobre você, a partir de todas estas formas de interação com os outros, se conectam e formam a sua imagem com o tom e o brilho que os outros irão te enxergar.
Por isso, o objetivo deve ser potencializar cada oportunidade de interação que se tenha, usando-a para apresentar ao mundo realmente o que você tem de melhor a oferecer em termos profissionais. A base são seus valores e objetivos e se comunicar com boa #energia, para capturar a atenção necessária e ser bem quisto.
O mimimi e o discurso negativo devem ser abandonados e transformados, não de forma forçada nem dissimulada mas, na prática do dia a dia, para algo mais produtivo e que abra a possibilidade de comunicar a diferença que você pode fazer em uma empresa, suas competências e com isso, gerar magnetismo.
Te convido a olhar com cautela o que você tem exposto nas redes sociais, prestar atenção nas mensagens que você tem passado quando conversa com outras pessoas e se policiar quando estiver em uma entrevista, porque tudo isso, pode estar sabotando o seu processo de transição profissional e sua imagem como profissional.
Não se esqueça, a oportunidade é uma deusa veloz.